NOTÍCIAS
por Caio Delcolli
Em outubro deste ano, Tel Aviv, capital de Israel, terá um candidato abertamente gay à sua prefeitura: Nitzan Horowitz, de 48 anos.
Se eleito, será o primeiro prefeito abertamente gay do Oriente Médio. Horowitz tem 26% das intenções de voto, segundo uma pesquisa realizada em junho. Ele é parlamentar e está ligado ao partido esquerdista Meretz.
O atual prefeito e membro do partido trabalhista Ron Huldai tem 53% das intenções de voto.
A capital de Israel é considerada um dos points de turismo LGBT mais populares do Oriente Médio. Sua parada gay anual atrai cerca de 100 mil pessoas e é considerada a maior do continente asiático.
“Se, durante os próximos meses, Horowitz convencer seus eleitores, terá a chance de liderar a cidade conhecida por bares e praias voltadas para o público homossexual”, aponta Diogo Bercito, jornalista da Folha de S.Paulo correspondente em Israel. “Mas, para além da fama, terá de lidar também com o preconceito velado e a violência que não costumam aparecer nas brochuras de turismo.”
Veja abaixo um vídeo legendado da Folha em que Horowitz é entrevistado pelo repórter e toca em assuntos como casamento gay, religião e educação:
Imagem em destaque: Reprodução Haaretz