NOTÍCIAS

Supremo Tribunal Federal permite casal gay adotar    

Ministério Público havia restringido adoção a meninas maiores de dez anos

por Caio Delcolli

 (Foto: Franklin de Freitas/AE) 

O Supremo Tribunal Federal viabilizou a adoção de crianças de qualquer idade e sexo para o casal Toni Reis e David Harrad (foto acima).

O Ministério Público do Paraná havia restringido a adoção a meninas maiores de dez anos. O Tribunal de Justiça considerou a decisão “inadmissível” e o Ministério Público recorreu ao STF. O recurso do Ministério foi rejeitado por não estar de acordo com a Justiça do Paraná.

A decisão foi tomada dia 16/07 pelo ministro do STF Marco Aurélio Mello e divulgada ontem (06/08).

“Delimitar o sexo e a idade da criança a ser adotada por um casal homoafetivo é transformar a sublime relação de filiação, sem vínculo biológico, em ato de caridade provido de obrigações sociais e totalmente desprovido de amor e comprometimento”, comentou o ministro.

“Agora vou realizar meu sonho de exercer a paternidade e ser feliz ao lado do meu marido e nossos filhos”, comentou o tradutor Harrad. Reis é o diretor executivo da ONG Grupo Dignidade e ex-presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (ABGLT). Ambos vivem juntos em Curitiba há 20 anos.

Imagens: Blog Jucelino Souza; Franklin de Freitas/AE