POLÍTICA

Sem Parada Gay na Sérvia

Governo sérvio proíbe Parada Gay por ameaças de grupos homofóbicos

por Ana Luiza Ribeiro

Reprodução O governo sérvio decidiu proibir a realização da Parada do Orgulho Gay, que estava prevista para ser realizada no sábado (06), na capital Belgrado, por motivos de segurança, depois de grupos homofóbicos terem anunciado um boicote ao desfile.

A decisão, anunciada hoje pelo primeiro-ministro e titular da pasta do Interior, Iviva Dacic, foi tomada para proteger os cidadão da capital, impedir eventuais confrontos, conflitos e desordens que poderiam colocar em perigo as embaixadas de países estrangeiros.O preconceito contra gays é generalizado na Sérvia, um país balcânico predominantemente conservador. A Sérvia tem sido cobrada por outros países para proteger os direitos humanos de gays e outras minorias, se quiser um dia aderir à União Europeia.

Porém, neste momento, a segurança e a paz poderão ser colocadas em risco e, com isso, os interesses dos cidadão e do Estado, como afirmou Dacic. O comunicado do Ministério do Interior adverte que a última coisa de que a Sérvia necessita são confrontos.

A proibição afeta os jogos de futebol previstos para o mesmo dia, que foram adiados.

Os organizadores do evento já tinha citado que uma proibição se transformaria numa derrota do Estado, e assim, como numa 'profecia', aconteceu.


Publicado em 03/10/2012. Imagens: Reprodução