NOTÍCIAS
por Caio Delcolli
Kelvin Atkinson, senador estadual nos Estados Unidos, assumiu ser gay durante um debate sobre a anulação da Lei de Defesa do Casamento do Matrimônio (também conhecida como “DOMA”). Aprovada em 1996 pelo então presidente Bill Clinton, a lei define o casamento apenas como a união heterossexual.
“Eu tenho 44 anos, tenho uma filha, sou negro, sou gay, eu tenho lidado com muito do que vocês têm falado”, disse Atkinson durante o debate. “Eu sei que é a primeira vez que a maior parte das pessoas me ouve falar [essas] palavras. Se isso fere o casamento de vocês, então o problema está no casamento de vocês.” Veja abaixo:
No debate, a maior parte dos senadores votou pela revogação da DOMA. Entre democratas e republicanos, 12 foram a favor e nove contra.
Atkinson é do partido Democrata e atua em Nevada. Para a lei cair neste estado, uma votação vai ter que acontecer em sua assembleia estadual. De acordo com o portal iGay, se a revogação acontecer de fato, eleitores de Nevada serão chamados para se posicionarem nas eleições presidenciais que virão em 2016.
Atualmente, a Suprema Corte dos EUA debate o casamento gay e a DOMA.
Imagem: Reprodução Slate