NOTÍCIA

Sydney se candidata a sede de copa de rúgbi gay

Projeto tem apoio da primeira-ministra, embora seja ela contra o casamento homossexual

por João Marinho

Reprodução

Em 2004, todos sabemos, o Brasil estará às voltas com a Copa do Mundo de futebol – mas, na Austrália, os gays poderão estar de olho em outros atletas. Tão gostosos quanto, mas com a vantagem de serem gays!

Isso porque a cidade de Sydney é candidata a sediar a Copa Bingham, mundial de rúgbi gay que acontecerá em 2014 – e com apoio da primeira-ministra, Julia Gillard.

A manifestação de Gillard, mediante um vídeo divulgado na internet, chama a atenção porque ela se opõe, pessoalmente, ao casamento para casais de mesmo sexo.

Mesmo assim, a política declarou que "a Austrália é um país que ama o esporte e é profundamente comprometido com a diversidade e o respeito mútuo", que Sydney é o local perfeito para a Copa Bingham "e o Sydney Convicts, primeiro clube de rúgbi gay na Austrália, os anfitriões perfeitos".

A menção ao Sydney Convicts (na foto, em ensaio) não foi à toa: os bonitões são os vencedores da Copa Bingham 2012, realizada na cidade de Manchester, Reino Unido.

A data em que o vídeo foi postado - hoje, 11 de setembro - é também relevante, porque o nome da Copa não é à toa: trata-se de uma homenagem ao jogador gay norte-americano de rúgbi Mark Bingham, que morreu no voo 93 da United Airlines, que caiu na Pensilvânia.

Confira, em inglês, o vídeo da primeira-ministra.


Publicado em 11/09/2012. Imagens: Reprodução.