NOTÍCIAS
por Ana Luiza Ribeiro
Milhares de pessoas participaram, neste domingo (18), da 17ª Parada do Orgulho Gay que aconteceu na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O lema escolhido para este ano foi: O coração não tem preconceitos. Tem amor.
13 trio-elétricos formaram uma caravana que estava acompanhada por uma gigantesca bandeira com as cores do arco-íris, símbolo da comunidade de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais (LGBT). Globos, fantasias e a festa combinavam com mensagens que pediam o fim da discriminação sexual e da intolerância religiosa.
A organização distribuiu cerca de 300 mil preservativos, além de disponibilizar postos para realização de exames de Aids e para vacina contra a hepatite B, e afirmou que mais de um milhão de pessoas compareceram ao desfile que percorreu de ponta a ponta a Avenida Atlântica, apesar dos números não terem sidos confirmados pelas autoridades.
Durante o evento, foi realizada uma enquete com a qual se pretende identificar o nível de conhecimento da população LGTB sobre políticas públicas destinadas a eles, seus direitos e suas conquistas. Além disso, representantes da Organização de Advogados do Brasil (OAB) recolheram assinaturas para o Estatuto da Diversidade Sexual e a Defensoria Público do Rio de Janeiro, dispôs de advogados de forma gratuita para aqueles que tivessem dúvidas jurídicas.
O desfile foi organizado pela ONG Arco-Íris, que completará, em 2013, 20 anos de existência. Segundo a organização, 266 homossexuais, bissexuais e transexuais foram assassinados em 2011 no Brasil por conta do preconceito.
Publicado em 19/11/2012. Imagens: Reprodução - Jornal do Brasil