NOTÍCIAS

17ª Parada Gay do Rio de Janeiro

Parada Gay reúne milhares de simpatizantes na orla de Copacabana

por Ana Luiza Ribeiro

Reprodução

Milhares de pessoas participaram, neste domingo (18), da 17ª Parada do Orgulho Gay que aconteceu na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O lema escolhido para este ano foi: O coração não tem preconceitos. Tem amor.

13 trio-elétricos formaram uma caravana que estava acompanhada por uma gigantesca bandeira com as cores do arco-íris, símbolo da comunidade de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais (LGBT). Globos, fantasias e a festa combinavam com mensagens que pediam o fim da discriminação sexual e da intolerância religiosa.

Reprodução  Reprodução

A organização distribuiu cerca de 300 mil preservativos, além de disponibilizar postos para realização de exames de Aids e para vacina contra a hepatite B, e afirmou que mais de um milhão de pessoas compareceram ao desfile que percorreu de ponta a ponta a Avenida Atlântica, apesar dos números não terem sidos confirmados pelas autoridades.

Durante o evento, foi realizada uma enquete com a qual se pretende identificar o nível de conhecimento da população LGTB sobre políticas públicas destinadas a eles, seus direitos e suas conquistas. Além disso, representantes da Organização de Advogados do Brasil (OAB) recolheram assinaturas para o Estatuto da Diversidade Sexual e a Defensoria Público do Rio de Janeiro, dispôs de advogados de forma gratuita para aqueles que tivessem dúvidas jurídicas.

Reprodução

O desfile foi organizado pela ONG Arco-Íris, que completará, em 2013, 20 anos de existência. Segundo a organização, 266 homossexuais, bissexuais e transexuais foram assassinados em 2011 no Brasil por conta do preconceito.


Publicado em 19/11/2012. Imagens: Reprodução - Jornal do Brasil