NOTÍCIAS

Na Inglaterra, Câmara dos Lordes aprova casamento gay           

Agora, o projeto deve passar por votação na Câmara dos Comuns

por Caio Delcolli

 America Blog/Simon Callaghan 

Prós-casamento gay se manifestam na frente da Câmara dos Lordes (Foto: America Blog/Simon Callaghan)

LONDRES, INGLATERRA – O projeto de lei que viabiliza a união civil e o casamento de pessoas de mesmo sexo foi aprovado na Câmara dos Lordes. Foram 366 votos a favor e 161 contra. O projeto vale para a Inglaterra e para o País de Gales, ambos membros do Reino Unido.

Agora, a Câmara dos Comuns receberá o projeto novamente para analisar as emendas feitas pelo governo e, por fim, votar. A mesma Câmara já havia aprovado a lei em votação (390 a favor, 148 contrários) antes da passagem dela pela Câmara dos Lordes. A expectativa é de que o projeto seja aprovado novamente na Câmara dos Comuns.

Segundo a BBC Brasil, David Cameron, Primeiro Ministro do Reino Unido, faz expectativa de que a lei seja aprovada e que as primeiras cerimônias matrimonias legais aconteçam no verão de 2014 no hemisfério Norte (mês de junho).

O projeto diz que a Igreja Anglicana está proibida por lei de realizar casamentos homossexuais. Outras organizações religiosas poderão escolher se vão ou não fazer.

Ainda segundo a BBC Brasil, a aprovação do projeto de lei na Câmara dos Lordes agravou ainda mais a situação entre David Cameron e a ala de seu partido (o Conservador) contrária ao casamento gay.

Theresa May, secretária de Interior Britânica, e Lynne Featherstone, ministra-adjunta de Igualdades, são do grupo de apoiadores do projeto que comentam que o casamento unicamente civil não põe em pé de igualdade os casais gay e hétero, uma vez que, na prática, os direitos não são os mesmos.

Imagem em destaque: Reprodução iTV