NOTÍCIAS
por Ana Luiza Ribeiro
Segundo apontou um estudo produzido pelo IBGE, os municípios brasileiros ainda estão longe de adotar politcas contra a homofobia. Apenas 78 municípios (1,4% do total) possuiam legislação específica sobre o tema e 99 (1,8%) tinham programas ou ações de combate à violência contra a população de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), em 2011.
Segundo o estudo, apenas 8,7% dos municípios (480) possuíam algum tipo de ação visando à inclusão e manutenção de alunos. O item é apenas o sexto colocado entre as temáticas de inclusão discutidas nas escolas do país. Ao todo, 93,7% dos estabelecimentos afirmaram ter políticas de inclusão em outras áreas.
A região Sul é a que apresenta a menor proporção de municípios com programas para o público (3,5%). A região que possui mais municípios com atuação neste área é o Centro Oeste, com 12,9%, seguida do Nordeste, com 12,3% dos municípios com ações dentro das escolas.
Apesar dos números pouco expressivos sobre os direitos da população LGBT, a pesquisa destaca um avanço nos municípios em relação às políticas de Direitos Humanos. Em dois anos, o número de cidades com estrutura específica para o tema mais que dobrou, saltando de 1.400 municípios para cerca de 2.900.
Publicado em 14/11/2012. Imagens: Reprodução