NOTÍCIAS
por Caio Delcolli e João Marinho
Hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBT. A data é comemorada todo dia 28 de junho em decorrência da Rebelião de Stonewall.
Atualmente, sobretudo no Ocidente, direitos gays são considerados direitos humanos, mas, ao redor do planeta, ainda se veem preocupantes demonstrações de intolerância e leis que limitam a autonomia para os LGBTs viverem suas vidas, condenando-os à prisão e até à morte, sobretudo em países islâmicos e na África subsaariana.
Entre 1967 e 1969, o bar Stonewall Inn, localizado na “zona gay” de Nova York, se tornou cenário do estopim da luta pelos direitos homossexuais. Nesse período, frequentemente, policiais ali entravam, supostamente a fim de verificar a licença para venda de bebidas alcoólicas.
Na verdade, porém, essas incursões tinham cores homofóbicas, uma vez que a homossexualidade ainda era considerada doença naquela época e um tabu social, ensejando a perseguição policial.
No dia 28 de junho de 1969, porém, os clientes se recusaram a aceitar a ação da polícia, o que gerou um confronto. Iniciou-se uma rebelião pelos dias seguintes, com uma série de protestos marcados pela violência e pela reivindicação de direitos LGBTs. O dia 28 de junho também é conhecido como “Dia da Libertação da Rua Christopher”, onde o Stonewall se localizava, e marca, simbolicamente, o início do movimento LGBT moderno.
O bar fechou no mesmo ano, mas foi reaberto em 2007. Hoje, é considerado um ponto histórico da cidade, onde são realizados eventos para a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
Mais sobre: Dia do Orgulho Gay, por João Marinho, editor da Sexsites.
Imagens: Mysterious Exhortations/Wikimedia Commons/The New York Daily News