MATÉRIA



A SANGUE FRIO


“Por que. toda vez que vou transar com meu parceiro, sai um pouco de fezes do meu ânus? Antes, isso não ocorria. Será que é porque o pau é muito grande e os dos outros não eram? Também queria que vocês me explicassem mais sobre fissura anal, pois não sei se sofro disso ou de hemorróidas... Antes. saía sangue e, com o uso de pomada, parou, mas nasceram vários 'cistos', como umas 'verrugas'...”. (L.R.S., Manaus/AM)


por João Marinho


Olá, L. Bom, o fato de o pênis de seu parceiro eventualmente sair sujo no sexo anal não é algo fora do comum, nem tem a ver diretamente com as dimensões do dito-cujo.
Durante o sexo anal, três porções do intestino são envolvidas. O ânus, que é a abertura propriamente dita; o canal anal, porção terminal imediatamente subseqüente que segue alguns centímetros adentro; e o reto, uma porção mais interna.
O reto armazena as fezes até a evacuação. Assim, quando elas “dão as caras” na transa (fato popularmente conhecido como “cheque”), significa que ele não está vazio e/ou há resquícios no canal anal. É claro que este “não estar vazio” não ocorre sempre da mesma forma e quantidade no seu corpo. Assim, um pênis maior pode atingir uma região que não esteja livre do “cheque”, ao passo que um menor não atingiria. Entretanto, perceba que, de qualquer forma, o “cheque” ocorre porque há “algo” lá dentro.
Isso não vai acontecer sempre, pois se o reto não estiver cheio, você teve boas evacuações até algumas horas antes da penetração e manteve a higiene, tudo fica ok. Entretanto, para não correr o risco, há gays que recorrem a um expediente adicional: a “chuca”, limpeza interna prévia da região.
Quanto às fissuras, é mais complicado. Algum sangramento em quantidades bem pequenas e só de vez em quando não é algo com que se assustar, mas se há um Sangramento mais pronunciado, mais persistente e, principalmente, acompanhado de dor ou ardência, deve-se ligar o alerta. As fissuras são lesões na pele do ânus e podem ser vistas com um espelhinho. Têm normalmente a aparência de um pequeno corte na “entradinha” – e, embora geralmente não sejam graves, devem ser tratadas.
A fissura pode causar uma “aba” no ânus, ou seja, uma dobra de pele ao lado do corte. Os tais “cistos” podem ser essa “abinha”. Podem, porém, ser hemorróidas: varizes nas veias dos ânus, externas ou internas.
Se externas, as hemorróidas parecem “pelotas de sangue” ou têm o aspecto de varizes mesmo. Há ainda uma terceira possibilidade: o condiloma acuminado, uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus HPV (papilomavirus humano). O HPV causa o surgimento de verrugas, que podem até potencializar o aparecimento das fissuras. Como saber o que é? Indo ao médico. Procure um proctologista de mente aberta, não esconda dele suas atividades sexuais e faça o exame para ter o diagnóstico – e, uma vez receitado o tratamento, siga direitinho, ok?