NOTÍCIAS

Cerimônia coletiva para gays

47 casais oficializam união estável em cerimônia coletiva

por Ana Luiza Ribeiro

Na noite da última sexta-feira (28) uma cerimônia coletiva, para casais homossexuais, foi promovida pela Secretaria de Estado da Justiça de São Paulo. A cerimônia ocorreu no Centro de Tradições Nordestinas, na zona norte da capital paulista, e reuniu 47 casais. O direito à união estável de casais do mesmo sexo foi reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal em maio de 2011.

Além de compartilhar o sobrenome do cônjuge, a união estável permite uma série de direitos, como partilha de bens em caso de separação e o direito a sucessão no caso de falecimento.

Em entrevista para o site Exame, a defensora pública do Núcleo de Combate à Discriminação, Vanessa Vieira, a cerimônia foi importante como forma de reafirmar os direitos dos homossexuais. “Uma inciativa como esta é muito importante para dar visibilidade a população LGBT [Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e simpatizantes] e também para propiciar a oportunidade deles saberem mais sobre os seus direitos. Saberem o que eles podem exigir do governo, das entidades particulares e de toda a sociedade em geral”, disse.

Reprodução

Publicado em 01/10/2012. Imagens: Reprodução/ Ricardo Galhardo