NOTÍCIAS

Suprema Corte dos EUA debate casamento gay
 

Lei de Defesa do Casamento também está em pauta

por Caio Delcolli

 Casamento gay

  Desde o dia 26/03, os juízes também debatem sobre a legalidade de uma restrição ao casamento feita por um referendo da Califórnia e a Lei de Defesa do Matrimônio (Defense of Marriage Act ou simplesmente “DOMA”), uma lei federal de 1996 que define o casamento como uma união héterossexual, apenas.

Assinada por Bill Clinton, a lei proporciona a cada estado do país a opção de não reconhecer casamentos gays realizados em outro estado. Nas eleições presidenciais de 2004, a DOMA foi um dos tópicos mais abordados. John Kerry, candidato democrata, defendia o casamento gay. Na ocasião, o vencedor foi George W. Bush, republicano.

No dia seguinte ao início da análise da Suprema Corte, o juiz Anthony Kennedy comentou a lei do casamento: “Quando o governo federal tem 1,1 mil leis, isso significa que em nossa sociedade ele está entrelaçado com o dia a dia de seus cidadãos”. Assim, fica sinalizado que é grande a possibilidade de a lei ser anulada.

O apoio pela legalidade do casamento homossexual nunca esteve tão grande nos EUA. Hoje, 49% são pró e 44% são contra. Segundo a organização Freedom to Marry, o casamento gay é legalizado em nove estados:  Massachusetts, Connecticut, Iowa, Vermont, Nova Hampshire,  Nova York, Washington, Maine e Maryland.

O término dos debates e decisões é previsto para antes de julho.

_____________
Imagens: Reuters e The Atlantic
Fonte da citação: Correio Braziliense