por Graziele Marronato
Aliás, muito provavelmente, desde a Pré-História, quando, além das enormes esculturas de pedra em forma de pênis, alguns instrumentos mais prosaicos em forma de bastão dão a entender o uso "obsceno" que possuíam. É verdade que há arqueólogos que contestam essa interpretação sexual... Já os homens entrevistados nesta matéria não têm o menor pudor de dizer que usam e aprovam toda forma de consolo!
Todos os gozos
Há muitas formas de se divertir com um dildo e modelos para todos os gostos. Lino Ferreira, de São Paulo, por exemplo, diz que curte "enfiar no carinha e também em mim". Mais ousado, Evandro de Souza afirma já ter usado um consolo de 30 cm com uma câmera. Nesse dia, conclamou quem quisesse ver a cena ao vivo a deixar um recado em seu perfil no orkut e visitar seu site. Com câmera?! Sim, além de estar tornando os dildos cada vez mais parecidos com o original - é o caso do Cyberskin, o preferido de Lino, que imita a pele humana -, a tecnologia ainda inventa uns atrativos a mais, de olho na diversão erótica. Nesse quesito, os vibradores, que já são, em si, uma evolução, têm muito a dizer.
Diversidade à venda
Atualmente, os dildos de silicone são os mais populares. Eles vêm substituindo os de látex desde os anos 90 e podem ser lavados e reutilizados quantas vezes o usuário quiser, além de serem ótimos quando acoplados a um vibrador. O maior problema talvez seja o preço, cerca de R$ 150, embora já tenham sido mais caros. As opções, entretanto, são muitas. Segundo Patrícia Nunes, vendedora de sex shop, o "Rabbit" (R$ 300), que ficou famoso na série "Sex and the City", é hoje, por exemplo, um dos mais procurados - mas também é possível encontrar vibradores em forma de ursinho, golfinho, etc. Alguns brinquedinhos são também rotativos e possuem pérolas de massagem que prometem estimulação constante. Outros dois sucessos são as reproduções fiéis dos paus de astros do cinema pornô estrangeiro ou nacional, como Alexandre Frota, e os de vidro, que, segundo Patrícia, o público masculino adora: "Compram pra botar no microondas ou na geladeira". Quentinho ou geladinho, é sempre uma delícia!
Prazer e segurança
Vale lembrar, porém, que toda brincadeira requer segurança. Inicialmente, deve-se tomar o cuidado de esterilizar o dildo antes do uso. Normalmente, uma fervura já basta, mas há quem recorra a substâncias próprias para isso. Informe-se quando comprar o brinquedinho. No caso de outra pessoa participar da brincadeira, a camisinha também deve estar presente. Use-a quando for introduzir o dildo no parceiro e troque-a antes de introduzir em si. Dessa forma, tudo fica mais gostoso e sem encanações - e aí, é só aproveitar!