NOTÍCIA

Justiça condena jovem por foto com "camiseta gay" ao lado de PM

Juíza acatou argumento de "dano moral"

por João Marinho

ReproduçãoSe a Justiça, às vezes, anda de mãos dadas com o progresso, em outras, se manifesta carregada de preconceitos ? e uma das vítimas desse retrocesso foi o jovem Samuel Abreu, de 20 anos.

Abreu foi condenado a pagar uma indenização de R$ 800 por danos morais a um policial por publicar, no Facebook, uma foto sua com os dizeres ?ele é gay?, em inglês, ao lado do PM.

Por incrível que pareça, o policial moveu uma reclamação civil no 1º Juizado Especial Cível de Rio Branco e julgada procedente pela juíza Lílian Deise. Abreu chegou a entrar com um recurso pedindo a reforma da sentença ou redução da indenização por não entender ter havido dano à imagem do militar, mas o pedido foi recusado pelo relator, Leandro Gross.

Ainda caberia recurso ao Supremo Tribunal Federal, mas o jovem decidiu não recorrer. ?Considerei uma espécie de homofobia, porque gay é uma pessoa como qualquer outra. Não achei justo ter sido processado por isso. Na minha opinião é falta de respeito com os próprios gays?, disse Abreu ao site ?G1″. Resta saber se a sentença seria a mesma caso os dizeres fossem ?ele é hétero?.


Imagens: reprodução