ARTIGO
por Thaís Carapiá
Por conta do aspecto mais rígido que a toxina fornece à pele, eles alcançam uma aparência mais jovial, que expressa força e virilidade, amenizando as tão indesejadas marcas de expressão. E pensar que essa substância “milagrosa” teve sua eficácia para a redução de rugas descoberta por acaso.
Proveniente da bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo – doença que paralisia os músculos e pode até matar - a toxina age diretamente nos nervos responsáveis pela movimentação dos músculos faciais, que, ao serem paralisados, atrofiam os nervos e as rugas ficam mais suaves.
Segundo dados da International Survey on Aesthetic/Cosmetic Procedures Performed, o Brasil é o segundo país no ranking mundial que mais utiliza a toxina botulínica, sendo que 6% dos pacientes são homens. Dentre os que assumem seu uso publicamente estão o apresentador Amaury Jr., o ator e apresentador Rodrigo Faro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o apresentador Otávio Mesquita e o ator Rodrigo Phavanello.
Apesar de os homens terem uma musculatura bem forte, a quantidade de botox utilizada tende a ser menor, pois eles preferem um aspecto mais natural. Entre os locais mais desejados está o espaço entre as sobrancelhas e, devido ao nariz grande, a ponta, para levantá-la.
Legendas
1- Amaury Jr., apresentador.
2- Rodrigo Faro, ator e apresentador.
3- Rodrigo Phavanello, ator.
4- Otávio Mesquita, apresentador.
Publicado em 30/08/2011.
Créditos das imagens:
1-Reprodução (br.eonline.com)
2- Divulgação/Record
3- Divulgação
4- Reprodução (istoegente.terra.com.br)