ARTIGO
por Graziele Marronato
Boa noite, Cinderela, ou Boa noite, Alice. Os nomes são simpáticos, mas o golpe é bem duro e, pior, relativamente simples de ser aplicado.
O cenário se repete – uma balada ou um bar. Os personagens – um homem simpático, papo interessante, e um outro que aceita um drinque. Basta um momento de distração para que as rape drugs, nome em inglês para substâncias que levam a vítima a ficar vulnerável ao estupro e ao roubo, sejam despejadas na bebida.
De acordo com a delegada Juliana Mota, de São Paulo, não há estatísticas sobre quantos casos são registrados por ano. No entanto, uma vez que o indivíduo seja lesado pelo golpe, ele deve fazer um boletim de ocorrência de roubo – art. 157, §1º: o que chamam de roubo impróprio, já que o autor diminui a resistência da vítima para cometê-lo – e expedir o IML (exame de corpo de delito para detectar alguma substância no sangue da pessoa).
Homens gays e mulheres héteros costumam ser vítimas – e vale dizer que, devido ao constrangimento e à falta de clareza sobre o que realmente aconteceu, poucas são as pessoas que registram queixas relacionadas a esse golpe em delegacias de polícia.
Algumas informações, no entanto, são bem conhecidas. Sabe-se, por exemplo, que as drogas mais usadas no golpe são os psicotrópicos: Lorax, Lexotan, GHB (ácido gama-hidroxibutírico), ketamina (Special K) e Rohypnol (flunitrazepam).
Todas são depressoras do sistema nervoso central e são encontradas, geralmente, na forma de comprimidos ou gotas que podem ser misturados às bebidas alcoólicas sem que se note, porque são incolores ou inodoras.
Assim, mesmo que o mocinho ou a mocinha esteja com uma potencial bomba depressora na mão – e vale lembrar que o álcool também tem efeito depressor –, ninguém irá perceber quando tomar e provavelmente só ligará os fatos depois de ter seu nível de consciência seriamente alterado por algumas horas. Resumindo: na noite, não custa nada lembrar do conselho da mamãe sobre ficar atento a estranhos!
Contra o golpe da Cinderela Para aqueles que sempre sonharam com uma forma de se prevenir contra o Boa noite, Cinderela, a 2 Love my Lips (www.2lovemylips.co.uk), marca inglesa de cosméticos, acaba de lançar uma poderosa arma em forma de... Gloss. Ele tem um mecanismo especial, que permite definir se o drinque tem ou não droga. Basta colocar seu aplicador especial na bebida. Caso ele fique azul, significa que o drinque contém alguma substância suspeita. Os tons são bem bonitos e servem para diferentes personalidades – Passionate Pink, Charasmatic Cherry, Sophisticated Coffee, Beautiful Pink e Posh Gloss – e não parece nada mal pegar um emprestado com aquela amiga ou descolar numa viagem internacional, já que, infelizmente, a 2 Love my Lips não entrega no Brasil.