NOTÍCIAS

Senador americano assume ser gay em debate

Político de Nevada discursou contra atual lei do casamento

por Caio Delcolli

Kelvin Atkinson, senador estadual nos Estados Unidos, assumiu ser gay durante um debate sobre a anulação da Lei de Defesa do Casamento do Matrimônio (também conhecida como “DOMA”). Aprovada em 1996 pelo então presidente Bill Clinton, a lei define o casamento apenas como a união heterossexual.

“Eu tenho 44 anos, tenho uma filha, sou negro, sou gay, eu tenho lidado com muito do que vocês têm falado”, disse Atkinson durante o debate. “Eu sei que é a primeira vez que a maior parte das pessoas me ouve falar [essas] palavras. Se isso fere o casamento de vocês, então o problema está no casamento de vocês.” Veja abaixo:

No debate, a maior parte dos senadores votou pela revogação da DOMA. Entre democratas e republicanos, 12 foram a favor e nove contra.

Atkinson é do partido Democrata e atua em Nevada. Para a lei cair neste estado, uma votação vai ter que acontecer em sua assembleia estadual. De acordo com o portal iGay, se a revogação acontecer de fato, eleitores de Nevada serão chamados para se posicionarem nas eleições presidenciais que virão em 2016.

Atualmente, a Suprema Corte dos EUA debate o casamento gay e a DOMA.

Imagem: Reprodução Slate