NOTÍCIAS

Mais personagens gays

Séries de TV americanas têm número recorde de personagens gays

por Ana Luiza Ribeiro

A temporada 2012 de séries de ficção, produzidas na TV americana, registraram números recordes em número de personagens de orientação homossexual.

No total, são 31 personagens homossexuais, bissexuais e transgêneros exibidos na programação gringa: eles representam 4,4% dos 701 personagens presentes nas séries transmitidas pelas cinco grandes redes de TV americanas. A conta foi feita por um grupo que atua em prol da comunidade gay nos EUA. Segundo a organização Gay and Lesbian Alliance Against Defamation (Glaad), estes personagens representavam 2,9% na temporada anterior da série.

Na TV a cabo, por exemplo, o número é ainda maior: 61 personagens são homossexuais.

O leque de seriados com personagens homossexuais é eclético e vai de atrações médicas, como Grey's Anatomy, até dramas adolescentes, como o canadense Degrassi. Não faltam representantes nem no seriado de época britânico Downtown Abbey, que tem um mordomo gay em plena passagem dos séculos 19 ao 20.

Este progresso reflete a mudança cultural na forma com que os homossexuais são percebidos nos EUA. O público quer ver em seus programas favoritos a mesma diversidade que em sua vida cotidiana.

Dessa maneira, vamos ressaltar algumas séries das mais importantes e lembradas pelo públicos, mesmo que algumas tenham sido deixadas de lado:

Reprodução

Glee: É um musical que apresenta um casal de gays que se conhecem e acabam se apaixonando um pelo outro.

Reprodução

Buffy a Caça Vampiros: Retrata o relacionamento amoroso de duas bruxas.

Reprodução

True Blood: A série tem um personagem que é gay, traficante e recentemente descobriu ser bruxo. É um personagem muito divertido, especialmente pela boca suja e pouco pudor.

Reprodução

Modern Family: A série permite que o casal gay adote uma menina do Vietnã, talvez isso seja a parte mais moderna da "família".

Reprodução

Dante's Cove: A série aborda a história de Grace, uma bruza que encontra seu marido com o mordomo. A partir daí ela joga uma maldição, onde ele ficará velho para o resto da vida, a não ser que um novo amor beije e quebre o feitiço

Reprodução

The Lair: A partir de Dante's Cove, surge The Lair, em "Dante's" tem um bordel de vampiros, acharam a ideia muito criativa e surgiu assim uma nova série, com outro enredo, desta vez um repórter se envolve com um vampiro amaldiçoado.

Reprodução

Donald Strachey Mystery: A série retrata um detetive gay que tem um tom comum com a comunidade gay, e envolve investigações que passam por assuntos como clínicas de ex-gays, pais e filhos, etc. A série está dividida em quatro partes e teve seu fim em 2008.

Reprodução

Noah's Arc: Tem a temática gay e envolve personagens afro descendentes. Teve duas temporadas e foi finalizada com um filme.

Reprodução

Will and Grace: Foi a série menos famosa, mas que sobreviveu por mais tempo. Ela não envolve questões homossexuais, apenas conta a história de um gay e sua amiga hétero, com situações engraçadíssimas.

Reprodução

Queer as Folk: Foi a série de maior sucesso no público LGBT, com duração de cinco anos. Voltada mais para o publico gay masculino, ela foi a que mais expressou o cotidiano gay, seja em baladas, futilidades, relacionamentos, relações com as autoridades, política, namoro entre portadores do HIV, adoção, filhos criados por pais gays.


Publicado em 17/10/2012. Imagens: Reprodução. Fontes: Diário Gaúcho/ Soug.com