NOTÍCIAS

Ativistas LGBT x Homofóbicos

Manifestantes LGBTs são agredidos por grupos homofóbicos na Ucrânia

por Ana Luiza Ribeiro

Reprodução

Centenas de ativistas LGBTs ucranianos saíram às ruas de Kiev, capital da Ucrânia, no último domingo (09), para protestar contra um projeto de lei que pretende criminalizar a homossexualidade no país. Desafiando uma ordem judicial e grupos homofóbicos, que chegaram a usar um gás 'intimidador', várias pessoas foram presas.

O Parlamento Ucraniano começou a examinar o projeto de lei 8711 no ano passado, mas recentemente o projeto voltou a ser analisado pelo legislativo. A proposta, semelhante a lei aprovada na Rússia, puniria qualquer pessoa que promova, produza ou distribua material de cunho homossexual, com multas e até cinco anos de prisão.

Por outro lado, a Comissão Europeia comunicou que a lei anti-gay, proposta pela Ucrânia, colocará em risco a liberalização de vistos aos seus cidadãos. Vários eurodeputados tem repetidamente expressado essa preocupação e afirmado que a lei limita de forma inaceitável a liberdade de expressão e de reunião. Eles pedem à Comissão Europeia que, caso a lei 8711 seja aprovada, revejam o acordo entre a UE e a Ucrânia, que exclui os seus cidadãos da necessidade de visto para viajarem na União Europeia.

O ministro das Relações Exteriores da Holanda, Frans Timmermans, veio a público afirmar que o país irá vetar o acordo de visto caso a lei seja aprovada na Ucrânia. Na próxima semana, em Estrasburgo, o Parlamento Europeu votará uma resolução sobre esta questão.


Publicado em 11/12/2012. Imagens: Reprodução - Mike Groll/ AP Photo; Anatolli Steoanov/ Reuters