NOTÍCIA

Consulta pública ao protocolo de HIV encerra-se hoje

Proposta do Ministério da Saúde institui tratamento universal para os portadores, independentemente do estado do sistema imune

por João Marinho

Novo protocolo HIV/Aids

Publicada no Diário Oficial da União no último dia 7 de outubro de 2013, a portaria do Ministério da Saúde que coloca em consulta pública a proposta do novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos, encerra-se hoje, dia 5 de novembro.

A proposta do novo protocolo, cujo texto integral pode ser conferido aqui, traz mudanças no tratamento dos portadores do HIV. As alterações do esquema de terapia inicial, com os medicamentos tenofovir + lamivudina + efavirenz –  já em curso no País –, e a oferta de tratamento para todos os portadores, independentemente do estado do sistema imune são as mais comentadas. Com a medida, espera-se que pelo menos 100 mil pacientes passem a fazer uso dos antirretrovirais.

Essa estratégia, denominada “test-and-treat” no exterior, tem sido aplicada com sucesso em regiões com alta prevalência de HIV nos Estados Unidos, como em São Francisco, e tem demonstrado reduções nas taxas de infecção e no número de mortes. No entanto, um recente estudo da Universidade do Sul da Califórnia (USC) adverte que, em larga escala, o tratamento universal pode dobrar a incidência de versões resistentes do HIV na população, de 4,79% para 9,06% em 2023. A íntegra do estudo, em inglês, encontra-se aqui.

Quem quiser colaborar com o Ministério da Saúde deve escrever um e-mail para pcdthivadultos@aids.gov.br e apresentar fundamentação em estudos clínicos conduzidos no Brasil e/ou no exterior. Arquivos de textos e fontes bibliográficas devem, se possível, ser enviados como anexos. A avaliação das propostas será feita pelo Ministério ao longo do mês de novembro.