NOTÍCIAS

No Haiti, grupos religiosos agridem gays

Até agora, duas mortes e 47 ataques foram registrados

por Caio Delcolli

 No dia 19/07, haitianos foram às ruas se manifestar contra um inexistente projeto de lei do casamento igualitário (Foto: Getty Images) 

Grupos religiosos e homofóbicos estão caçando LGBTs no Haiti. Os agressores estão usando paus, facões, facas e blocos de cimento. A imprensa haitiana aponta que, até agora, dois homens homossexuais já foram assassinados em um desses ataques.

A organização em defesa pelos direitos humanos SEROvie registrou pelo 47 ataques contra homens gays até o momento.  A entidade diz também que muitas vítimas precisam de atendimento médico. Alguns tiveram suas casas saqueadas e/ou queimadas. Apenas homens vêm sido atacados.

A onda de ataques tem seu início em uma grande manifestação contra o casamento igualitário no dia 19/07. Evangélicos e mulçumanos são maioria no grupo religioso que promoveu a manifestação contra um projeto de lei inexistente que aprovaria, supostamente, o casamento gay no Haiti. O governo demonstrou preocupação com a situação. Uma base norte-americana em defesa dos direitos humanos criticou o episódio.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) disse em um comunicado oficial que: “O Estado tem a obrigação de tomar medidas para responder a estas violações de direitos humanos e (...) a impunidade para esses crimes envia uma mensagem geral para a sociedade que essa violência é tolerada.”

Imagens: AP Photo/Dieu Nalio Chery; Getty Images