NOTÍCIAS

Papa sobre gays: “Eles não devem ser discriminados”

Em entrevista, Pontífice comenta lobby a prelados gays

por Caio Delcolli

   

“Se uma pessoa é gay e procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu, por caridade, pra julgá-la? O catecismo da Igreja católica explica isso muito bem. Diz que eles não devem ser discriminados por causa disso, mas devem ser integrados na sociedade. (...) Devemos ser como irmãos.”

Foram essas as palavras do Papa Francisco em uma entrevista a Jamil Chade, jornalista e blogueiro no site do Estadão, quando perguntou ao pontífice sobre a atitude dele diante do caso monsenhor Ricca e o lobby gay.

O monsenhor Battista Ricca é acusado de pertencer a um lobby gay que causa incômodo no Vaticano. Ricca estaria em um relacionamento com um capitão da guarda suíça – e o monsenhor foi indicado pelo próprio Papa Francisco para um cargo estratégico no Banco do Vaticano. Sandro Magister, vaticanista da revista italiana L’Espresso, diz que Ricca faz parte de um grupo de prelados homossexuais que age contra o Papa.

“Acho que quando alguém se vê com uma pessoa assim devemos distinguir entre o fato de que uma pessoa é gay e fazer um lobby gay, porque todos os lobbys não são bons”, comentou o Papa. “Devemos ser como irmãos. O problema é fazer lobby, o lobby dos avaros, o lobby dos políticos, o lobby dos mações, tantos lobbys. Esse é o pior problema.”

Imagens: AFP; Giampiero Sposito/Reuters