NOTÍCIAS

Casamento gay é aprovado na Inglaterra e em Gales

Após parecer positivo da Câmara dos Lordes e dos Comuns, Rainha assina lei

por Caio Delcolli

 Carro com ativistas gay passando em frente ao Parlamento (Foto: The Australian/AFP) 

Hoje, a Rainha Elizabeth II aprovou a lei de casamento igualitário. Agora, por lei, casamentos de pessoas do mesmo sexo podem ser celebrados na Inglaterra e a no País de Gales.

Segundo o portal Pink News, o parecer da Rainha aconteceu após o projeto de lei ter sido aprovado no Parlamento ontem, seguido de duas horas de debate, com a introdução das emendas governamentais.

Na terça-feira (16/07), a lei havia sido aprovada na Câmara dos Comuns com as emendas adicionadas pela Câmara dos Lordes, de modo que não seria necessário passar por eles novamente.

Os primeiros casamentos homossexuais na Inglaterra e em Gales acontecerão em junho do ano que vem, época do verão no hemisfério Norte.

A Igreja Anglicana está proibida de realizar casamentos homossexuais. Outras organizações religiosas poderão escolher se vão ou não fazer.

Escócia

Ainda segundo o Pink News, a Equality Network, entidade escocesa pró-direitos LGBT, está pressionando o Parlamento do país a aprovar a lei de união civil e casamento gay.

Desde junho, a lei que viabiliza os dois itens está no Parlamento Escocês. A primeira votação está estimada para acontecer em novembro, seguindo a votação do Comitê de Oportunidades Iguais do Parlamento Escocês.

Imagem em destaque: Reprodução Dead Treml/Getty Images