NOTÍCIAS

CDHM aprova projeto de “cura gay”

Proposta vai de encontro a decisão do Conselho Federal de Psicologia

por Caio Delcolli

   

A Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo pastor-deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), aprovou hoje, terça-feira (18/06), o projeto da “cura gay”.

A proposta tem o objetivo de dar autonomia a psicólogos para abordarem a homossexualidade como uma doença – contrariando, assim, a decisão que o Conselho Federal de Psicologia tomou em 1999, que proíbe tal prática. O CFP, por sua vez, seguiu a decisão da Organização Mundial da Saúde, que desde 1990 não considera a homossexualidade uma doença.

Além da “cura gay”, o texto revoga a seguinte decisão do CFP: psicólogos não podem reforçar publicamente “os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica”, como diz a resolução de 1999 do CFP.

Agora, o projeto deve ser analisado pela Comissão de Seguridade Social. Se aprovado, irá para a Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovado novamente, irá para plenário, onde será analisado por deputados federais, e por último, ao Senado.

O deputado federal João Campos (PSDB-GO) é o autor da proposta, que é apoiada pela bancada evangélica desde sua elaboração.

Durante a sessão na Comissão de Direitos Humanos, havia poucos manifestantes, segundo o portal Terra. Curiosamente, ela aconteceu enquanto a atual onda de protestos chama atenção do país.

Imagens: Ed Ferreira-Estadão/Reprodução Anonymous Brasil