NOTÍCIAS

Casal quer mudar lei de transplantes de órgãos no Canadá

Gays são considerados doares de “alto risco” no país

por Caio Delcolli

 Rocky Campana 

Pais do falecido Rocky Campana (foto) querem que homossexuais não sejam considerados grupo de “alto risco” para doação de órgãos

 

No Canadá, um casal, após a morte do filho, iniciou uma campanha para remover de uma lei federal o status de “alto risco” para gays doadores de órgãos.

Rob e Nancy Campana estão fazendo um abaixo-assinado. Nancy acredita que os órgãos de Rocky, seu filho falecido, não foram aceitos para doação porque ele era gay.

“Perguntaram se ele era um homem gay e eu disse ‘sim’. E perguntaram se ele era um homem gay sexualmente ativo ou se ele tinha um parceiro e eu disse ‘sim’”, comentou Nancy sobre a conversa que teve com a Trillium Gift of Life Network, uma agência sem fins lucrativos do governo de Ontario voltada para transplantes de órgãos.

Depois, Nancy foi avisada que os órgãos de Rocky não seriam doados. Médicos a avisaram que seria por causa dos traços de drogas achados no sistema do rapaz. O chefe executivo da Trillium, Ronnie Gavsie, negou que ser homossexual é um fator que decide ou não se os órgãos de uma pessoa serão doados. “Segundo a lei de saúde do Canadá, um homem ou uma mulher homossexual cairia na categoria de alto risco. Mas o fato sozinho não os impede de serem doadores”, disse Gavsie.

Desde 2007, o Canadá mudou sua legislação sobre transplantes: homens gays são considerados doadores de “alto risco” junto com dependentes químicos e outros grupos também considerados de “alto risco”.

     Casal Campana     

Rob e Nancy Campana na Run for Rocky dia 13/04

 

A lei ainda diz que “um homem gay que tenha praticado abstinência por cinco anos antes da doação é considerado um doador aceitável”. Em contrapartida a mesma lei diz que “um homem heterossexual que tenha tido apenas um encontro sexual com outro homem nos últimos cinco anos não é considerado um doador aceitável”.

A petição do casal Campana será enviada à House of Commons (parte do parlamento do Canadá) a fim de mudar a legislação que denomina gays e lésbicas como um grupo de “alto risco”.

“As injustiças foram grandes com ele, então acho que nós estamos realmente determinados a tentar divulgar [o caso] para todos”, disse Rob, pai de Rocky, que cometeu suicídio em agosto do ano passado aos 23 anos de idade. A doação de órgãos havia sido pedida por ele próprio, antes de sua morte.

No dia 13 deste mês, aconteceu a corrida de caridade do projeto Run for Rocky, criado por Nancy e Rob. Todos os lucros foram revertidos para projetos de apoio a gays, à educação e combate ao bullying.

Imagens: Reprodução Windsortar/Gayburg