NOTÍCIAS

Terapia para "reparar" a homossexualidade

Califórnia tornou-se o primeiro estado norte-americano a proibir as “terapias para reparar a homossexualidade”

por Ana Luiza Ribeiro

ReproduçãoA nova legislação da Califórnia prevê que "nenhum prestador de assistência clínica mental" pode administrar a menores terapias que visem alterar a orientação sexual destes, incluindo quaisquer esforços para “mudar comportamentos ou formas de expressão do género, ou eliminar ou reduzir atracções e sentimentos de natureza sexual ou romântica em relação a indivíduos do mesmo sexo”.

De acordo com o governador Jerry Brown, em defesa da lei promulgada no sábado e que entra em vigor em 1 de janeiro de 2013, essas ‘terapias’, sem quaisquer bases científicas nem clínicas, têm empurrado jovens para a depressão e mesmo o suicídio, e são agora remetidas para o caixote das charlatanices.

Alguns terapeutas e líderes religiosos conservadores, defensores de métodos que dizem reduzir o “desejo homossexual”, manifestaram-se contra a aprovação desta lei. Consideram que a mesma é uma violação da liberdade de escolha individual. Argumentam ainda que tal medida irá levar mais pessoas “em busca de ajuda” junto de “amadores sem treino”, na tentativa de lutarem contra as atracções homossexuais.

Muitas associações médicas e de psicólogos, assim como grupos de defesa dos direitos dos homossexuais, condenam veemente os médicos adeptos desses métodos de "reparação" da orientação sexual.


Publicado em 01/10/2012. Imagens: Reprodução/ Gabriel Bouys- AFP