NOTÍCIAS

Preconceito no mercado de trabalho  

Homossexuais dizem sofrer preconceito no mercado de trabalho em MG

 

Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, algumas pessoas reclamaram que não conseguiam emprego por ser homossexual e uma pesquisa afirmou que eles sofrem preconceito na briga por uma vaga no mercado de trabalho.

Eleusa Gallo Rosemburg, doutora em psicologia e especialista na áera de saúde e educação, desenvolveu uma pesquisa onde aponta que 21% dos participantes da Parada do Orgulho Gay de 2009 de Uberlândia disseram que não foram selecionados em um emprego ou foram demitidos por causa da orientação sexual. Por lei, casos como esse nem deveriam existir.

A pesquisa quis saber também se os entrevistados já foram discriminados na escola ou na faculdade e 43,8% disseram que sim. Esse preconceito causa desmotivação, pode atrapalhar a aprendizagem, a capacitação profissional, e reflete na disputa por uma vaga no mercado de trabalho.

Em entrevista ao G1, a transexual Tina Andrade afirma que é diarista, mas não foi essa profissão que sonhou para seguir. Porém, mesmo com os diversos cursos que fez, na hora de conseguir emprego quando se apresenta não vai para o processo final, com a desculpa de que não possui o perfil da empresa.


Publicado em 29/08/2012. Imagem: Reprodução. Fonte: g1.globo.com