NOTÍCIAS

Igreja católica Escocesa: contra união gay

Uma carta com críticas ao governo será lida em 500 paróquias do país neste domingo por apoiar a legalização do casamento gay

 

O governo da Escócia se posicionou favoravelmente em legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Mesmo afirmando que a Igreja não será obrigada a celebrar os casamentos, uma carta com duras críticas ao governo do país será lida em todas as 500 paróquias neste domingo. Segundo o jornal "The Guardian", no documento, o Vaticano declarou o último domingo (26) como sendo o "domingo nacional do casamento" e pediu aos políticos escoceses para "apoiar e não subverter o casamento".

O cardeal Keith O'Brien, líder da Igreja na Escócia, interrompeu na semana passada as discussões sobre o tema com o primeiro-ministro, Alex Salmond. O'Brian, que descreveu recentemente o casamento gay como "uma subversão grotesca de um direito humano universalmente aceito", disse que o ensinamento da Igreja sobre o casamento é único, "a união de um homem e uma mulher".

A carta vai destacar, em uma mensagem contundente, "profunda decepção com o governo escocês que decidiu redefinir o casamento e legislar para o casamento do mesmo sexo" da igreja.

A expectativa é que os políticos aprovem este ano uma lei que permitirá a partir de 2015 os casamentos civis entre homossexuais.


Publicado em 28/08/2012. Imagem: Reprodução